Entendendo

a Nota Fiscal Eletronica

A tradicional Nota Fiscal tem como papel comprovar que houve uma transação comercial, ou seja, que ocorreu execução de um serviço ou a venda de um produto. É usada para a fiscalização e para que os devidos tributos sejam pagos. Assim, a nota fiscal serve como um comprovante tributário da atividade prestada por uma pessoa jurídica.

A emissão de toda nota fiscal é obrigatória, e sua falta configura crime de sonegação fiscal. Toda empresa precisa emitir notas fiscais, com exceção: o MEI, que apenas deve emitir as notas fiscais ao realizar atividades para pessoas jurídicas.

Já a Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, que foi criado para substituir a tradicional Nota Fiscal, que é emitida em papel. Servindo para diminuir a enorme quantidade de papel que era necessário para a emissão manualmente. Serve como um comprovante de venda de produtos e serviços. Tanto no ambiente físico quanto no digital.

A NFe entrou em vigor no Brasil em 2008, com o começo da modernização do sistema tributário. Com isso, os procedimentos fiscais se tornaram mais simples e rápidos, pois é possível fazer tudo pela internet.

No entanto, devido as leis tributarias e fiscais extremamente complexas, a implantação ainda é gradativa. E é aí que entra a figura do contador, para auxiliar nesse processo.

Também é possível agilizar o processo com a emissão de um certificado digital, que é a identidade de uma pessoa física ou jurídica, também sendo usado como a assinatura de documentos digitais, como notas fiscais eletrônicas e contratos. O certificado garante a segurança e a integridade dos dados na emissão da nota fiscal eletrônica.

A plataforma da Allves Contabilidade Online oferece o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, assim como o Certificado Digital. Conheça nossos planos e como nossa empresa pode ajudar a sua.